Como fazer do chocolate um grande aliado da saúde.

23/03/2010 11:27

Além da sensação de prazer, alivia os sintomas da TPM, melhora o cérebro e ajuda o coração.

Os chocolates são um presente completo seja para mulheres ou para homens. Não só pelo seu poder de conquistar corações, mas também por trazer a este órgão benefícios para a sua boa saúde. O alimento auxilia ainda no bom funcionamento do cérebro e traz vantagens específicas às mulheres.

Em sua composição, o chocolate traz poderosos antioxidantes, os polifernóis, que impedem o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sangüíneos. Acúmulo este que gera entupimentos e, conseqüentemente, aumento significativo no risco de ataques cardíacos.

O chocolate também aumenta a fluidez do sangue, evitando a formação de coágulos, outro facilitador dos infartos.

Dentre os dois chocolates mais consumidos, o amargo e o ao leite, o primeiro apresenta maior porcentagem de antioxidantes já que contém mais massa de cacau, origem da substância. O segundo, por ter leite em pó, apresenta teores maiores de proteínas, vitamina B e cálcio.

A versão branca não tem massa de cacau em sua composição, portanto não traz benefícios ao coração. Sua fórmula leva manteiga de cacau, leite em pó e açúcar.

Vale lembrar que, por ser uma considerável fonte de energia, o consumo em grande escala pode dar o efeito contrário, já que o excesso se transforma em gordura, um dos grandes vilões do coração. Uma boa medida é algo em torno de 50 gramas por dia.

Mulheres e cérebro

Os benefícios do chocolate vão além do coração. Seu consumo auxilia as mulheres a suportarem desconfortos da menstruação e age ainda positivamente na composição química do cérebro.

Quando a menstruação está para chegar, a mulher tende a ficar mais irritada devido a uma queda do neurotransmissor serotonina. O açúcar do chocolate, aliado a ingredientes específicos do produto que promovem a melhora do humor, atenua esta falta e traz uma sensação de relaxamento que pode durar horas.

Já o cérebro é auxiliado com substâncias estimulantes como a cafeína, a teobromina e a tiramina. As três agilizam o raciocínio. O açúcar incentiva também a alegria, já que eleva a taxa de serotonina.

Fonte: Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) – Médica ortomolecular, nutrologista, reumatologista e fisiatra com clínica no Rio de Janeiro e em São Paulo.  Mais informações sobre Dra Sylvana Braga entre em contato conosco: ines@ralcoh.com.br

Publicação Original:  Marcos Vinhal Campos – Revista Vigor Movimento e Saúde em 2 de abril, 2007